GRES Jangadeiros Alagoanos - enredo carnaval 2012
Um sonho a sombra de uma Arapiraca
Fundada em 26 de julho de 1972 somos a escola de samba maceioense e alagoana que possui mais títulos na história dos carnavais alagoanos, e para continuar “escrevendo história”, iremos fazer uma grande homenagem a Arapiraca e aos arapiraquenses, cuja importância é impa na para o estado de Alagoas.
O enredo do Grêmio Recreativo Escola de Samba Jangadeiros Alagoanos é: “Um sonho a sombra de uma Arapiraca”, conheça um pouco da história desse município que é o segundo em grau de importância para o estado de Alagoas. Será um enredo com história e aroma na avenida... Pois muito cheiro de fumo vai tomar conta da passarela! – afirma Henrique Fernandes/carnavalesco da escola.
Breve História*
Segundo conta uma tradição do povo, remanescente do próprio fundador, a palavra Arapiraca tem origens indígenas e, por analogia, significa: "ramo que arava visita". Entretanto, a luz da ciência, trata-se de uma árvore da família das Leguminosas Mimosáceas - Piptadênia (Piteodolobim), uma espécie de angico branco muito comum no Agreste e no Sertão e que o povo, a sua maneira, denomina de Arapira.
Arapiraca é um município localizado no estado brasileiro de Alagoas. Principal cidade do Agreste Alagoano, com aproximadamente 215.000 habitantes, é atualmente a segunda cidade mais populosa do estado, posicionando-se logo depois de sua capital, Maceió, da qual se distancia 123 quilômetros. Ficou conhecida, nos anos 70, como a "Capital do Fumo" por ser o maior produtor de tabaco do país.
O local começou a ser povoado na primeira metade do século XIX. Como distrito, Arapiraca esteve subordinada, sucessivamente, a Penedo, Porto Real do Colégio, São Brás e Limoeiro. Foi elevado à categoria de município em 30 de outubro de 1924, constituindo-se de territórios desmembrados de Palmeira dos Índios, Porto Real, São Brás, Traipu e Limoeiro.
A partir da década de 1970, por conta da grande área plantada de fumo, que gerou um excesso do produto nas pequenas indústrias de beneficiamento do tabaco que havia na região, e a consequente diminuição no preço, seguiu-se um ciclo de decadência da fumicultura. Desde os anos de 1980 experimenta um crescimento econômico com seu comércio (com destaque para a tradicional feira livre) e serviços. Além disso, o setor industrial do município tem apresentado relativo crescimento nos últimos anos.
Sua população é de 210.521 habitantes (estimativa 2009) e sua área é de 351 km² (599,7 h/km²). A cidade, situada numa ampla planície, fica a 265 metros de altitude, distando 123 quilômetros de Maceió e 44 quilômetros de Palmeira dos Índios. O clima é considerado um dos mais saudáveis do estado.
O mais importante município do interior alagoano, Arapiraca destaca-se como importante centro comercial da região agreste localizando-se no centro geográfico do estado de Alagoas. A área de influência direta do município atinge uma população de aproximadamente meio milhão de habitantes.
O enredo: Um sonho a sombra de uma arapiraca
De forma poética assim começa nosso enredo... De repende uma árvore frondosa dá sombra e faz sonhar nosso personagem, essa árvore é uma arapiraca, nosso jangadeiro irá dormir e sonhar com a história de arapiraca... Sua emacipação, a cultura do fumo cujo plantio e beneficiamento serão levados para avenida, nesse momento o aroma, o cheiro do fumo se espalhará em nosso carnaval... Faremos alusões a feira livre tão importante para o município e que até hoje fomenta o é sinônimo da tradição e do comércio da região... As festas grandiosas do passado como o “Alavantú Arapiraca” e “Micaraca” com os blocos “Chiclete com Cachaça” e “Azul e Branco” tão famosos na folia de rua... As grandes personalidades... Citando a inesquecível Dep. Ceci Cunha... O desenvolvimento o progresso a expansão e o desenvolvimento urbado e do povo arapiraquense... A religiosidade e a devoção a Nossa Senhora do Bom Conselho... O grupo Coringa... e por fim fecharemos com a grande paixão que é o Asa... Aqui estão apenas tópicos de como abordaremos o enredo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário